Sementes de Sésamo • Beneficios • Intolerâncias à parte
Alimentos

Sementes de Sésamo

Definitivamente é das minhas sementes preferidas, cá em casa sementes de sésamo nunca podem faltar! Para além de saboroso é também benéfico para o corpo humano.

As sementes de sésamo, também chamadas de gergelim, são sementes pequenas arredondadas e ligeiramente comprimidas, existem as brancas e as pretas.

O sésamo é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. A sua origem ainda é incerta, mas existem estudos que apontam a sua localização de origem entre Ásia e a África.

Podem ser utilizadas cruas, como óleo ou manteiga. A manteiga de sésamo é conhecida como Tahine, muito usado na cozinha do Oriente Médio. Mas confesso que tostadas são bem mais saborosas, como por exemplo no Gomásio, nas Barritas de sésamo.

São uma fonte de proteína vegetal, tendo 17,7g* de proteína por cada 100gr. Em média, de acordo com a U.S Food and Nutrition Board, a DDR** de proteína é de 0,8 gramas de proteína por cada quilo do nosso peso corporal (em adultos). No entanto, dependendo do nível e frequência da atividade física de cada um, pode ser necessário reajustar este valor, pois pode requerer o aumento as necessidades proteicas.

sementes sesamo

Mas para além de fonte de proteínas, é também muito rico em gorduras insaturadas e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicémia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, estas sementes são também igualmente ricas em cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda (lipólise e na inibição da lipogênese). Apresenta também alto teor de fósforo e ferro, são igualmente ricas em vitaminas do complexo B.

Entre os benefícios das sementes de sésamo está a prevenção da diabetes, fortalece os tendões e ossos, melhora a elasticidade da pele e desenvolve a ação antioxidante nas células desacelerando o processo de envelhecimento, auxilia no emagrecimento – as fibras insolúveis auxiliam o bom funcionamento dos intestinos e saciedade. Sendo deste modo ideal para quem procura a boa forma ou uma dieta equilibrada.

Os fitoesteróis presentes no sésamo são um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, e, quando ingeridos, ajudam a reduzir significativamente o nível de colesterol mau no sangue (LDL), evitando entupimento dos vasos sanguíneos. Fortalece também o poder do sistema imunológico.

* Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016).
** Dose diária recomendada

Ver Todos os posts para Sementes de Sésamo »

Informação Nutricional
Semente Sésamo / Gergelim

Calorias 573 Quantidade Por 100 gramas
Lípidos 49.7 g
dos quais saturados 7 g
Colesterol 0 mg
Sódio 11 mg
Potássio 468 mg
Hidratos de carbono 23.5 g
Fibra 11.8 g
Açúcar 0.3 g
Proteínas 17.7 g

Vitamina A 9 IU
Vitamina B6 0.8 mg
Vitamina E 0.3 mg
Cálcio 975 mg
Ferro 14.6 mg
Magnésio 351 mg

Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)

Newsletter

Relacionados

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios marcados com * | O campo do seu email não será publicado.


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.