A quinoa é um super alimento e por isso nos últimos anos tem feito muito sucesso. Este é super completo a nível nutricional, descubra o seu excelente paladar e as suas propriedades benéficas!
A quinoa é uma pequena semente de forma redonda, e pode ser encontrada de diversas cores, tais como a quinoa branca/bege, vermelha e preta. Todas eles apresentam uma textura e sabor ligeiramente diferentes. A quinoa branca é mais leve e fofa e um gosto mais suave, enquanto a quinoa preta tem um sabor mais forte e uma textura mais densa, já a quinoa vermelha é um intermédio das duas anteriores.
Quinoa é um alimento bastante utilizado pelos vegetarianos, pois é uma ótima fonte de proteína de alto valor biológico (o que vulgarmente chamamos de proteína completa), fornece-nos um conjunto completo de aminoácidos essenciais, o que é raro nos alimentos do reino vegetal. É super completa nutricionalmente pois é bastante rica em vitaminas do complexo B ( B1, B2, B6 e B9 – ácido fólico), cobre , magnésio, selénio, fósforo, ferro, potássio e zinco. Deve tornar-se por isso parte integrante da nossa alimentação.
Pressupõe-se que o começo de seu cultivo tenha-se iniciado há cerca de cinco mil anos, com origem nos Andes, na Bolívia, onde era parte integrante da dieta inca, sendo a sua principal fonte de proteína, daí estes a apelidarem de “O Grão dos Deuses”.
Muito semelhante ao arroz, a preparação da quinoa é muito simples, como poderão verificar de seguida. Gosto sempre de a lavar primeiramente em água fria, depois é só colocar num tacho, adicionar água a ferver e sal. Depois é deixar ferver cerca de 10 a 15 minutos até que a quinoa esteja macia, mas não mole. Costumo adicionar umas ervas e limão, mas isso é ao gosto de cada um. Para reservar, basta deixar arrefecer e colocar num recipiente hermético, conserva-se durante uma semana no frigorífico.
Podemos utilizar a quinoa de diversas formas, pode ser utilizada tal como o arroz, ou seja como acompanhamento, ou em saladas, risotos, sopas, pães, bolos e tortas, é só darmos aso à nossa imaginação.
A quinoa possui diversas propriedades benéficas para a nossa saúde, conheça algumas mais abaixo:
Fonte de proteína completa:
A quinoa tem um elevado teor proteico, contendo um conjunto completo de aminoácidos essenciais que o nosso organismo necessita, o que a torna uma fonte de proteínas completas – de alto valor biológico – sendo o alimento mais completo do reino vegetal. Contrariamente às outras fontes de proteína de origem vegetal, onde é necessário acompanharmos as leguminosas com os cereais para obter a proteína completa.
Sem glúten:
A quinoa não contém glúten sendo assim um ótimo alimento para quem sofre de uma doença celíaca ou sente desconforto depois de comer alimentos com glúten.
Podemos usar a quinoa em farinha, podendo assim facilmente substituir a farinha de trigo nas mais variadas receitas, tais como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos.
Auxilia no emagrecimento:
Considera-se que este alimento auxilia no emagrecimento pois ao consumirmos a sensação de saciedade perdura por mais tempo, diminuindo a nossa vontade de comer para além do que necessitamos. A quinoa também contém muita fibra o que nos auxilia igualmente na regulação dos nossos intestinos, eliminando o desnecessário e absorvendo o indispensável para o correto funcionamento do nosso corpo.
Fortalecimento muscular:
Como já foi referido anteriormente, a quinoa é muito rica em proteínas de alto valor biológico. É sabido que as proteínas têm um papel fundamental na formação dos nossos músculos, o que faz com que o consumo deste alimento seja importante para o fortalecimento dos músculos, principalmente para quem pratica atividades físicas.
Previne doenças cardiovasculares:
A quinoa ajuda na redução dos fatores de risco de doenças cardiovasculares bem como no controlo da pressão arterial (principalmente a evitar hipertensão), pois esta contém quantidades significativas de ómega 3 e ómega 6, prevenindo que as placas de gordura se acumulem nas artérias. Essas gorduras não são produzidas pelo nosso organismo, daí a importância da sua presença nos alimentos que consumimos.
Reduz colesterol:
Este alimento ajuda a reduzir os níveis do colesterol LDL (mau) e a aumentar os níveis de HDL (bom). Isto deve-se à presença de várias vitaminas, minerais e ao elevado teor de fibra que a quinoa contém, premindo igualmente uma melhor circulação sanguínea e a redução do risco de doenças cardíacas.
Fortalece os ossos:
Devido as suas elevadas quantidades de cálcio, a quinoa auxilia no fortalecimento dos nossos ossos e igualmente na prevenção de doenças, tais como a osteoporose.
Este alimento fornece igualmente lisina, um aminoácido que nos ajuda no crescimento ósseo e reduz o risco de fraturas.
Aumenta a imunidade e é anti-inflamatória:
Com propriedades anti-inflamatórias, contém uma quantidade elevada de vitaminas e minerais, tais como ferro, magnésio e cálcio. A quinoa é igualmente rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.
Ver Todos os posts com Quinoa»
Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)
Sem comentários