Conhece os benefícios do consumo do limão? Muitos são os estudos científicos que enunciam as diversas propriedades nutritivas e terapêuticas deste citrino.
O limão é um fruto polivalente, pois podemos usá-lo como tempero em vários pratos como carne, peixe e saladas, como também na preparação de sobremesas ou sumos. É uma fruta rica em vitamina C, limoneno, ferro, cálcio, potássio e fibras.
É por isso que é mais um dos alimentos que nunca falta cá em casa!
Para além de toda a sua utilidade na nossa culinária diária, este tem vários benefícios conhecidos há séculos. Fortalece o sistema imunitário, prevenindo gripes e constipações, atuando como antibiótico natural.
Fortalece o sistema imunitário, pois é rico em vitamina C que é ótima para evitar constipações. Sendo rico em potássio, estimula o cérebro e o sistema nervoso, regula também a tensão arterial, assim como melhora a circulação fortalecendo os vasos sanguíneos. O ácido ascórbico, presente no limão, tem efeitos anti-inflamatórios, ajudando em casos de asma e noutros problemas respiratórios, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O ferro tem um papel importante no sistema imunológico. Contém também propriedades antibacterianas e antivirais que auxiliam o combate às constipações e gripes.
Previne o envelhecimento precoce, tal como os restantes citrinos, o limão é conhecido por conter muita vitamina C, mas também contém vitamina A e E. Estas vitaminas atuam como antioxidantes, ajudam a prevenir o envelhecimento das células, diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres, melhorando a aparência da pele. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele e a sua natureza alcalina destrói também alguns tipos de bactérias que causam acne. Podemos aplicar em cicatrizes ou em sinais para melhorar o seu aspeto. O sumo deste fruto elimina toxinas do sangue.
Regula os níveis de pH do sangue, são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Eles são ácidos por si, mas quando processados pelo organismo tornam-se alcalinos. Isto é, são bastante alcalinizantes porque após a digestão ajudam a remover os iões de hidrogénio, reduzindo a acidez do corpo. Os ácidos cítricos e ascórbicos são facilmente metabolizados pelo nosso organismo, permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, especialmente se tomado com água morna logo em jejum.
É por estes fatores e muitos mais, que devemos usar com frequência este fruto magnífico, o limão!
Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)
Sem comentários