Grão-de-bico - Saiba mais sobre este alimento • Intolerâncias à parte
Alimentos/ Dicas

Grão-de-bico

Grão-de-bico

Indispensável para uma dieta alimentar equilibrada e saudável, o grão-de-bico deve portanto ser incorporado no nosso dia-a-dia. Combinado com um cereal integral, como o arroz por exemplo, obtemos uma proteína completa no nosso prato. Veja abaixo a dica de como o cozer!

O grão-de-bico, ou Cicer arietinum, foi a primeira leguminosa a ser cultivada pela humanidade, é uma leguminosa rica em proteínas, fibras, ferro e vitamina C. Excelente para as funções do estômago, do baço e do pâncreas, tal como melhora e fortalece o funcionamento do nosso coração.

Além do grande valor nutricional do grão-de-bico, a sua produção não causa efeitos nefastos ao ambiente nem esgota o recurso em demasia do nosso planeta, pois a sua produção utiliza pouca água e permite a fixação de azoto atmosférico no solo. Esta cultura leva a uma redução dos fertilizantes azotados utilizados, a um aumento da fertilidade e a uma melhoria da estrutura dos solos.

Confesso que sou um pouco obcecada por grão-de-bico, simplesmente adoro!!! Ótimo em sopas, húmus, saladas, guisados ou simples com um pouco de cebola picada e salsa. Claro que cá em casa nunca pode faltar.

Grão-de-bico

DICA: Prefira comprar sempre de origem biológica e em grão seco em vez de comprar enlatados já cozidos. Deve estar a pensar, mas isso dá muito trabalho a preparar … Se fizer como eu, só tem o trabalho uma vez e tem Grão-de-bico por muito tempo.
Ora passo a explicar como faço, habitualmente ao fim-de-semana, coloco o grão a demolhar por 8 a 12 horas.
Deito fora a água onde foi demolhado e passo o grão-de-bico novamente por água limpa. No fundo de uma panela coloco um pedaço da alga Kombu (1), o grão-de-bico e 4 chávenas de água por cada chávena de grão que tenha colocado. Deixo cozer por 45/50 minutos, depois tempero com sal a gosto e deixo cozinhar por mais 5minutos.
Depois costumo colocar em frascos de vidro ou tupperwares próprios para congelar. Assim que o grão arrefecer por completo guardo no congelador, até ao máximo de 3 a 4 meses.
É assim o meu truque para ter sempre o grão pronto a usar e de forma mais saudável!

(1) A alga Kombu é rica em minerais, ajudando na cozedura e facilitando a digestão do grão-de-bico (ou qualquer outra leguminosa), reduzindo a flatulência que habitualmente provoca a alguma pessoas.

Grão-de-bico

Conheça os seus benefícios:

Ajuda o nosso Coração e Reduz o Colesterol:
O grão-de-bico possui ómega 3 e 6, que auxiliam na diminuição de gorduras no sangue e na prevenção de doenças cardiovasculares, tais como os enfartes e AVC’s.
Este alimento também ajuda a diminuir a hipertensão arterial, reduzindo os riscos de sofrermos tromboses ou derrames, pois as fibras solúveis presentes no grão ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL (mau).

Ajuda a Controlar a Diabetes:
Os alimentos com mais fibra, têm um índice glicémico (IG) inferior, permitindo que o nível de açúcar no sangue se mantenha mais baixo, o grão-de-bico é um destes alimentos. Ou seja, caso tenha resistência à insulina, hipoglicémia ou diabetes, o grão-de-bico pode ajudá-lo, pois fornece a energia que necessita e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Fortalece o Sistema Imunitário:
O Grão-de-bico possui uma grande quantidade de ferro, o que auxilia no transporte do oxigénio pelo nosso corpo, sendo importante para mantermos um sistema imunitário forte e um bom metabolismo.

Melhora o Funcionamento dos Intestinos:
A grande quantidade de fibras que o grão-de-bico contém, diversos benefícios para o funcionamento dos nossos intestinos. Facilita o processo digestivo, auxiliando quem tem problemas de prisão de ventre.

Fonte de proteína:
Grande fonte de proteína, o que o torna um alimento indispensável da dieta alimentar de pessoas que pretendam substituir a carne da sua alimentação.
Quando combinado com cereais integrais, fornece compostos orgânicos elevadíssimos, muito semelhante aos da carne ou leite, mas com o benefício de não conter um nível elevado de calorias ou gorduras saturadas.

Grão-de-bico

Ver Todos os posts com Grão-de-bico »

Informação Nutricional
Grão-de-bico

Calorias 164 Quantidade Por 100 gramas
Lípidos 2.59 g
dos quais saturados 0.26 g
Colesterol 0 mg
Sódio 7 mg
Potássio 291 mg
Hidratos de carbono 27.42 g
Fibra 7.6 g
Açúcar 4.8 g
Proteínas 8.86 g

Vitamina A 27 IU
Vitamina B6 0.14 mg
Vitamina C 1.3 mg
Vitamina E 0.35 mg
Vitamina K 4 µg
Cálcio 49 mg
Ferro 2.89 mg
Magnésio 48 mg

Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)

Newsletter

Relacionados

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios marcados com * | O campo do seu email não será publicado.


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.