O Feijão Mungo é uma leguminosa pequena e verde, excelente fonte de proteínas, fibras, antioxidantes e nutrientes. Estes feijões têm imensos benefícios para a nossa saúde, conheça alguns deles mais abaixo!
O feijão mungo tem a sua origem na Índia, fazendo parte da dieta ayurvédica tradicional neste país há milhares de anos. Nos dias de hoje é mais popular e amplamente cultivado na Índia, na China, no Sudeste Asiático e também em algumas partes do sul da Europa e dos EUA.
Feijão Mungo é um alimento bastante apreciado entre os vegetarianos pois contém uma grande quantidade de proteínas e fibras. Os benefícios mais conhecidos deste feijão são o facto deste facilitar na digestão e também controlar os níveis de colesterol. Este alimento contém uma grande quantidade de minerais como o cálcio e o potássio, sendo estes essenciais para ossos fortes e saudáveis. Este feijão é igualmente recomendado para quem pretende perder peso, pois contém um índice glicémico muito baixo.
O feijão mungo pode ser cozinhado com o dobro de água, durante 20 minutos ou germinar e ser consumido em saladas. Pode ser usado em cozidos, estufados, sopas.
Fonte de proteína:
O feijão mungo é uma excelente fonte de proteína, contendo cerca de 20-24% de aminoácidos (proteína). Deve ser combinado com outras fontes, como grãos integrais ou alguns vegetais, para produzir o que chamamos de “proteína completa”. O conteúdo proteico altamente absorvível torna-o uma ótima opção para veganos ou vegetarianos.
Regula os níveis de colesterol:
Este feijão é imensamente rico em fibras, estas por sua vez ajudam a diminuir o colesterol LDL (mau colesterol) do nosso corpo.
Comer feijão mungo ajuda portanto a reduzir o nível de colesterol, regula a pressão sanguínea de maneira saudável, o que nos ajuda a manter as artérias e veias em boas condições, permitindo o fluxo devidamente de sangue no nosso corpo.
Controlo da diabetes:
O feijão mungo é uma leguminosa com um baixo índice glicémico, o que nos permite regular os níveis de açúcar no sangue de forma saudável. As pessoas que tendem a ter níveis mais baixos de gordura corporal, bem como níveis de açúcar no sangue mais baixos, são aquelas que consomem mais alimentos com baixo índice glicémico.
Fígado mais saudável:
Este feijão é rico em lecitina, que por sua vez reduz a gordura no nosso fígado e regula o funcionamento deste.
Aumenta a concentração:
O feijão mungo é rico em ferro, o que auxilia no transporte de oxigénio no sangue, melhorando assim o fornecimento de oxigénio a todos os nossos órgãos e tecidos, incluindo o nosso cérebro. Todo este processo aumenta o nosso foco e consequentemente a nossa concentração também. É por isso que pessoas que tenham alguns problemas de concentração e dificuldade de memorização devem consumir feijão mungo.
Sistema imunitário:
Esta leguminosa contém variados nutrientes que são considerados antimicrobianos e anti-inflamatórios. Estes nutrientes ajudam-nos a aumentar a imunidade do nosso corpo, combatendo as bactérias nocivas e vírus. Permite-nos obter desta forma um equilíbrio saudável de bactérias no sistema digestivo, facilitando a absorção de nutrientes e na defesa imunológica. A grande quantidade de vitamina C que este feijão contém, faz deste poderoso agente anti-viral, pois aumenta a produção de glóbulos brancos quando o nosso corpo sofre um ataque viral, sendo estes importantes porque combatem infecções.
Melhora o sistema digestivo:
Pessoas que tenham um metabolismo mais lento, por norma sofrem mais com problemas de indigestão e acidez no estômago. O feijão mungo é rico em fibras o que nos permite melhorar o nosso processo digestivo e melhorar todos os processos associados, fazendo com que reduza a nossa indigestão e acidez.
Ver Todos os posts com Feijão Mungo »
Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)
Sem comentários