O feijão azuki tem sido apontado como o feijão com mais propriedades nutritivas e benefícios, é facilmente digerível. Saiba mais sobre este alimento e os seus benefícios!
Feijão azuki tem uma cor igual ao comum feijão vermelho, com um formato idêntico ao feijão frade mas dimensão mais pequena que este. Originário do Oriente, mas cultivado em toda a Europa, incluindo Portugal.
Esta leguminosa é super nutritiva e cheia de propriedades terapêuticas. Bastante rica em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras e vitaminas do complexo B, é excelente para melhorar as funções renais e regular o período menstrual. O chá de feijão azuki auxilia no combate às pedras na vesícula e rins.
Para preparar este feijão, deve ser demolhado pelo menos 6 horas, mas o ideal é deixar de molho de um dia para outro (cerca de 12h). Escorre bem a água em que esteve a demolhar. Coloque o feijão numa panela e cubra com o triplo da água. Adicione uma tira de alga kombu, vai ajudar na sua digestão e a reduzir a flatulência. Deixe ao lume até as leguminosas estarem 80% cozidas, junte então o sal e deixe cozinhar até que fiquem macias.
Pode conservar no frigorífico por 3 a 4 dias, ou no congelador por cerca de 3 a 4 meses. Eu aproveito o fim-de-semana para cozer as leguminosas, e depois congelo para ir consumindo conforme vou necessitando durante a semana, assim tenho sempre leguminosas prontinhas a consumir.
Conheça mais abaixo alguns dos benefícios no consumo de feijão azuki.
Fortalece os ossos:
O feijão azuki auxilia na formação óssea, pois é rico em zinco, cobre e magnésio, nutrientes essenciais para a saúde dos nossos ossos. Estas propriedades nutricionais podem ajudar-nos a prevenir ou retardar doenças ósseas, tais como a osteoporose. Aumenta a nossa resistência óssea e previne a desmineralização óssea.
Auxilio na gravidez:
Devido ao alto teor de vitaminas do complexo B, especialmente ácido fólico, o feijão azuki torna-se por isso elemento essencial durante a gravidez, principalmente do primeiro trimestre de gestação. Pode prevenir o desenvolvimento de defeitos congénitos no feto durante a sua gestação – reduz o risco de deficiências do tubo neural .
Auxilio no controlo da diabetes:
Rico em fibra, o feijão azuki tem um baixo nível de fermentação e é facilmente digerido, oc que auxilia no processo de regulação do fluxo de glicose no sangue, podendo ajudar-nos na prevenção e controle da diabetes. Desta forma, pensa-se que pode ser um grande aliado na prevenção do aparecimento da diabetes, ou a controlar os sintomas e prevenir os picos e quedas que são tão perigosos para as pessoas com diabetes.
Facilita a digestão:
Outro dos benefícios é o correto funcionamento do sistema digestivo, devido à sua alta composição de fibras, esta leguminosa ajuda igualmente na prevenção de doenças digestivas, pois estimula os movimentos peristálticos que o organismo faz para absorver os alimentos, permitindo que a ingestão dos nutrientes dos alimentos seja regular. O que faz do feijão azuki uma mais valia no combate da prisão de ventre, diarreia e inchaço abdominal.
Coração e hipertensão:
O potássio, magnésio e a fibra, fazem com que este feijão seja impulso cardiovascular poderoso. A fibra auxilia a manter os níveis de colesterol saudáveis, enquanto o potássio relaxa os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo, diminui a pressão arterial e a pressão sobre o coração. Isso pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, tais como os ataques cardíacos e derrames.
Rins e vesícula:
Devido às suas propriedades diuréticas, o feijão azuki estimula o bom funcionamento dos rins, auxiliando assim as pessoas que têm predisposição a desenvolver pedras nos rins ou na vesícula.
Ver Todos os posts com este Feijão»
Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)
Sem comentários