Conheça melhor a Beringela • Intolerâncias à parte
Alimentos

Beringela

beringela

A beringela é o fruto da planta Solanum melongena, sendo originária da Índia.

Para cultivar a beringela, é necessário um clima com muito sol e húmido para esta se desenvolver na perfeição.
Podemos encontrá-la de vários tamanhos e cores, tais como verde, violeta e branco. No interior, a cor da polpa é esbranquiçada, característica comum a todas as variedades. O seu sabor caracteriza-se por ser ligeiramente amargo, suave e macio.

Há quem defenda e aponte vários benefícios para a saúde se consumirmos a beringela. E nos últimos anos, o seu consumo aumentou devido à divulgação massiva pelos meios de comunicação digital sobre os supostos benefícios. No entanto muitos deles não representam suporte científico suficiente para garantirmos que são verdadeiros.

Muito divulgado pela internet, foi o facto de apontarem o consumo regular da beringela como forte aliado na diminuição do colesterol. Apesar de muitos acreditarem nessa informação, mais uma vez, até ao momento não existem estudos científicos realizados com seres humanos que comprovem devidamente essa informação.

Contudo, se analisarmos a sua composição nutricional, esta pode ser considerada uma fonte de minerais e vitaminas. A análise da sua composição apresenta que em cada 100g do alimento cru podemos encontrar, em quantidades significativas, os seguintes minerais – cálcio, potássio, ferro, cobre, magnésio, zinco, fósforo e as vitaminas do complexo A, B, C.

Além disso, a beringela apresenta uma grande quantidade de água, fundamental para mantermos o nosso corpo hidratado. Também apresenta uma significativa percentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino. É considerada um alimento com baixo valor calórico, cada 100g da beringela crua contém cerca de 25 Kcal, auxiliando no controle do peso.

beringela

Contudo, não devemos consumir beringela em excesso, pois existem alguns efeitos menos bons associados ao consumo da mesma. A beringela pode agravar o quadro inflamatório, pois pertence à família botânica das solanáceas, planta que contém solanina. A solanina é um alcalóide que funciona como um mecanismo de defesa da própria planta. Mas esse alcaloide é prejudicial, particularmente em pessoas mais sensíveis, pode causar efeitos colaterais preocupantes, tais como: problemas digestivos, agravar inflamações, artrites e outros problemas nas articulações.

Se consumir beringela em excesso, o intestino e as articulações são os que mais sofrem. As pessoas que têm algum problema inflamatório no corpo, devem mesmo evitar (ou até retirar) o consumo de vegetais com solanina, pois agravam ainda mais os processos inflamatórios.

É por estes fatores que cá em casa não é comum usar a beringela. Mas sempre que me oferecem uma beringela nunca digo que não, permite-me dar azo à imaginação para criar pratos diferentes. É grande a versatilidade da beringela: como aperitivo, pratos quentes, como recheio, com cuscuz ou para lasanha.

Em suma, se não tem nenhum problema inflamatório, pode usar este lindo alimento, para ir variando na alimentação, desde que não o consuma em excesso!

Ver Todos os posts de Beringela »

Informação Nutricional
Beringela

Calorias 25 Quantidade Por 100 gramas
Lípidos 0.2 g
dos quais saturados 0 g
Colesterol 0 mg
Sódio 2 mg
Potássio 229 mg
Hidratos de carbono 5.9 g
Fibra 3 g
Açúcar 3.5 g
Proteínas 1 g

Vitamina A 23 IU
Vitamina B6 0.1 mg
Vitamina C 2.2 mg
Vitamina E 0.3 mg
Vitamina K 3.5 µg
Cálcio 9 mg
Ferro 0.2 mg
Magnésio 14 mg

Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)

Newsletter

Relacionados

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios marcados com * | O campo do seu email não será publicado.


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.