A batata-doce é muito nutritiva e versátil, podemos facilmente encontrá-la durante todo o ano. Além de saborosa e energética, traz muitos benefícios para a nossa saúde.
A batata-doce (ipomea batatas) é originária da América Central e da América do Sul, levada pelos conquistadores para Espanha e depois para Portugal. Posteriormente, foi Portugal quem a levou para África, China e Índia. Hoje em dia é um tubérculo cultivado em grande parte do planeta.
O cultivo da batata-doce em Portugal teve maior expansão na zona do Algarve, Madeira e Açores. Sendo que por cá são cultivadas as seguintes variedades: Lira, Inglesa, Preta, Santinha, Barbiça, Amarelinha, Graveto, Machiqueira, Amarela, Descorada, Roxa, Branca e Brasileira.
A batata-doce pode ser adquirida durante quase todo o ano, mas a melhor época para a sua colheita é no inverno, pois a planta está em repouso e o produto tem muito melhor qualidade. Quando comprar, escolha sempre as batatas-doce que estejam mais firmes e sem manchas. Deve guardá-las num local fresco, seco e sem luz direta. Se estiverem cruas, evite guardá-las no frigorífico mas uma vez cozidas pode e deve guardá-las no frigorífico onde se conservam por uma semana. Outro conselho é mantê-las longe das cebolas, pois se estiverem juntas acabam ambas por se deteriorar mais rapidamente.
É um ingrediente ótimo para receitas energéticas e reconfortantes. É fonte de ácido fólico, potássio, sódio, fósforo, cálcio e ferro , assim como de betacaroteno, tiamina, ribollavina, vitaminas E e C.
É aconselhável a grávidas pelo seu conteúdo em ácido fólico, a pessoas com insuficiência renal ou que têm problemas no sistema imunológico. Também auxilia a fortalecer os ossos, os dentes, a pele e a prevenir problemas cardiovasculares.
Confira a seguir os benefícios da batata doce para a saúde:
Aumento da massa muscular:
A batata-doce é rica em fibras e potássio, sendo estes essenciais para o controle do apetite, queimar gorduras, manter o sistema digestivo funcional e reconstruir os músculos. Fornece energia e melhora a performance do seu exercício físico, auxiliando a queimar a gordura e a aumentar a massa muscular, pois liberta a glicose no sangue de forma mais lenta. Isto torna a batata-doce num dos alimentos indispensáveis do cardápio dos atletas. Ajuda então a aumentar a nossa massa muscular juntamente com a prática regular de exercício físico.
Controle da diabetes:
A batata-doce ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Os estudos mostram que o teor de fibras, que este alimento contém, auxilia muito esta regulação de açúcar no sangue, uma vez que ajudam a equilibrar o ritmo da sua digestão.
Perda de peso:
É rica em fibra, o que ajuda a reduzir o açúcar no sangue, os picos de insulina e a diminuir a gordura. A batata-doce possui baixo índice de calorias. Também é uma fonte de potássio, que em conjunto com o nível elevado de fibras, ajuda-nos a diminuir o apetite, evitando que se coma em excesso, permitindo desta forma controlar o nosso peso.
Fortalece o Sistema Imunitário:
Contém uma boa quantidade de vitamina A e C, que têm propriedades antioxidantes permitindo impulsionar o nosso sistema imunitário. A batata-doce também possui antocianina, um pigmento natural responsável pela coloração vermelha e violeta, que tem benefícios anti-inflamatórios para a nossa pele, mantendo-a mais saudável e bonita.
Melhora o funcionamento do intestino:
Sendo a batata-doce bastante rica em fibras, o consumo da mesma auxilia-nos no processo digestivo e bom funcionamento dos nossos intestinos, ou seja, estimulam e regulam o trânsito intestinal, facilitando a expulsão das toxinas do nosso corpo.
Ver Todos os posts com Batata-doce »
Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)
Sem comentários