Estas barritas são um snack super prático, delicioso e nutritivo.
Ora vamos lá estrear o blog com uma receita fantástica, espero que se deliciem com estas barritas de sésamo!
Esta definitivamente teria que ser a primeira receita que tinha de partilhar convosco aqui no blog, quando a fizerem vão perceber o porquê, acreditem!
Eu já não consigo passar sem estas barritas, são a minha salvação no tempo que passo fora de casa e que ataca a fome. Ou mesmo em casa quando dá aquela vontade de comer algo doce.
Devido à minha intolerância (Lactose), foi complicado encontrar alternativas para o lanche/snack quando estou fora de casa todo o dia, ou para as minhas caminhadas longas. Pois a grande maioria das bolachas e barritas no mercado tem lactose. As que comprava sem lactose, o sabor deixava muito a desejar na minha opinião.
Já estas nossas amigas barritas de sésamo e arroz puff são deliciosas, que o digam os meus colegas de trabalho. Quando levo para o trabalho, já levo a contar para partilhar com eles, e posso dizer-vos que desaparecem num minuto!!
Super nutritivas e super saudáveis. Saciam-me por completo, é por isso que as levo sempre que faço longas caminhadas, repõe-me toda a energia.
Nem dá para acreditar, não contêm açúcar mas são bem docinhas graças à minha querida geleia de arroz. Sem açúcar, sem lactose, sem glúten e sem frutos secos de casca rija. As minhas, espero que as vossas também assim sejam, são feitas só com ingredientes biológicos. E são 100% vegan!
Portanto, como veem, não há desculpa nenhuma para não as comerem, até porque são super fáceis de fazer.
E se forem como eu, depois de experimentarem não vão nunca mais comprar já feitas!
Bem … já me está a crescer água na boca! Deixo-vos aqui a receita, aproveito e vou fazer também as barritas para a minha próxima semana de trabalho!
Barritas de Sésamo
ImprimirIngredientes
- 120gr Sementes de Sésamo
- 50gr Arroz Puff (expandido)
- 30gr Sementes de Abóbora [pevides]
- 15gr Maçã desidratada
- 5 colheres de sopa de Geleia de arroz [+/- 130gr]
- 10 Bagas de Goji
Instruções
Numa frigideira antiaderente tostar, durante alguns minutos e em lume médio/alto, as sementes de sésamo, mexendo sempre. Quando estas começarem a ganhar uma cor mais dourada, retirar da frigideira e reservar. Proceder da mesma forma com as sementes de abóbora e em seguida com o arroz puff.
Picar grosseiramente as bagas goji e a maçã desidratada, em separado e reservar.
Numa frigideira, colocar a geleia de arroz e deixar ferver - borbulhar (com espuma). Assim que esta esteja a ferver, desligar o lume, adicionar as sementes de abóbora, o arroz puff, as Sementes de Sésamo e a maçã desidratada. Envolver tudo muito bem.
Colocar uma folha de papel vegetal na bancada e deitar a mistura por cima. Colocar outra folha de papel vegetal por cima e espalhar bem com a ajuda do rolo da massa, até ficar da espessura desejada (costumo fazer com cerca de 6/8mm de espessura). Colocar uniformemente os bocadinhos das bagas goji por cima da mistura, passar novamente o rolo da massa para alisar.
Levar ao frigorífico por 15/20m.
Cortar a mistura em barritas, costumo cortar com cerca de 5cm por 8cm, mas vocês cortem ao vosso gosto.
Notas
Costumo guardá-las cerca de uma semana no frigorífico num recipiente fechado (para que não ganhem sabor dos restantes elementos no frigorífico e manterem o estaladiço), separadas por um tira de papel vegetal, ou película aderente, para que não se colem umas às outras.
Tabela de composição nutricional • Valor aproximado por barrita | ||||
Kcal | Lípidos | Hidratos de carbono | Proteína | Fibra |
101 | 2,3 | 5,15 | 12,9 | 1,3 |
Calculado pela nutricionista Ana Carvalho, Cédula Número: 2236N |
Podem ir variando alguns ingredientes ao vosso gosto. Hei-de deixar aqui no Intolerâncias à parte mais versões destas barritas, mas deixo já aqui algumas dicas!
Podem também substituir o arroz puff por millet puff, ou as bagas de goji por passas de uva. E para quem não for intolerante e/ou alérgico a frutos secos de casca rija, podem substituir a maçã e colocar avelãs ou amêndoa (tostar um pouco antes), também fica delicioso!
2 Comentários
Vera Moura
19 Outubro, 2017 at 13:30Olá! Realmente esta receita parece ser fácil e deliciosa 🙂 Será que dá para usar mel/xarope de tâmaras? A ideia será adoçar naturalmente, mas ligar os restantes ingredientes. Acho que vou experimentar. Obrigada pela partilha 🙂
Intolerancias à Parte
19 Outubro, 2017 at 20:14Olá Vera! é sempre um gosto partilhar! 🙂 Sim a ideia é ligar os ingredientes, mas também dar consistência às barritas, pois a geleia de arroz quando arrefece (no fim de aquecida) solidifica um pouco. Nunca experimentei com mel nem xarope, não a consigo ajudar nesse sentido. Depois se experimentar partilhe 🙂