Aveia Conheça os Benefícios • Intolerâncias à parte
Alimentos

Aveia

Aveia

A aveia é multifacetada, utilizada em receitas doces ou salgadas, mas por norma onde brilha é no nosso pequeno-almoço. Muito útil no reforço do nosso sistema imunitário, e na prevenção de problemas cardíacos e diabetes.

A aveia, Avena sativa, é um cereal muito resistente permitindo ser cultivado em solos difíceis, onde habitualmente outros cereais não sobreviveriam.

Aveia

Este cereal é muito nutritivo, um dos mais ricos em proteínas e uma excelente fonte de ferro, magnésio, zinco, cálcio e fibras. Gostaria de destacar o benefício da sua fibra solúvel, que contribui para o bom funcionamento intestinal, bem como para o equilíbrio do açúcar no nosso sangue e manter níveis adequados de colesterol. Tornando a aveia um cereal indispensável na nossa dispensa.

Aveia

A aveia tem inúmeros benefícios, devido às suas excelentes propriedades nutricionais, aproveito para vos destacar alguns deles:

Sem Glúten:
Este é um ponto que causa dúvida a muitas pessoas. Na realidade a aveia não contém glúten, e dessa forma pode ser consumida por pessoas com doença celíaca. Porém é preciso ter cuidado, pois por norma, a aveia é processada em fábricas onde circulam e processam outros cereais com glúten, tais como o trigo, a cevada, o malte e o centeio, aumentando desta forma o risco de contaminação. Portanto, se forem intolerantes ou alérgicos ao glúten, mesmo sabendo que é um cereal sem glúten na sua origem, devem procurar aveia de produção certificada sem glúten para que não corram riscos.

Controlo da diabetes:
O consumo moderado de aveia ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, tornando este cereal indispensável na dieta das pessoas que sofrem de diabetes.

Regula os níveis de colesterol:
É um cereal é rico em fibras solúveis na sua composição, uma delas muito importante o beta-glucano, responsável pela diminuição do colesterol total e do colesterol LDL.

Auxilia o nosso intestino:
As fibras presentes na aveia juntamente com o consumo de muita água ajudam-nos a regular o funcionamento dos nossos intestinos, especialmente para quem sofre de prisão de ventre.

Amiga do coração:
A aveia previne o aparecimento de diversas doenças cardiovasculares. As fibras presentes na sua composição reduzem o colesterol e diminuem a formação de placas de gorduras no sangue. Estudos apontam o consumo regular da farinha de aveia como auxílio na redução do risco de pressão arterial elevada.

Aveia

Ver Todos os posts com Aveia »

Informação Nutricional
Aveia

Calorias 389 Quantidade Por 100 gramas
Lípidos 6.9 g
dos quais saturados 1.2 g
Colesterol 0 mg
Sódio 2 mg
Potássio 429 mg
Hidratos de carbono 66.3 g
Fibra 10.6 g
Açúcar 0 g
Proteínas 16.9 g

Vitamina B6 0.1 mg
Cálcio 54 mg
Ferro 4.7 mg
Magnésio 177 mg

Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)

Newsletter

Relacionados

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios marcados com * | O campo do seu email não será publicado.


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.