Abacate é o fruto do abacateiro, originário do México ou da América do Sul,mas atualmente existem plantações em Portugal, principalmente na Madeira e Algarve.
As variedades mais comuns do abacate são as de casca verde, lisa ou rugosa, ou de casca castanha escura e rugosa – esta última é a minha preferida e a que uso cá em casa.
O abacate pode ser utilizado na culinária de diversas maneiras, em pratos, em petiscos (como por exemplo o maravilhoso guacamole), em sobremesas, em óleo, ou como manteiga – devido à sua textura cremosa e ao seu elevado nível de gorduras monoinsaturadas. No entanto quem quiser emagrecer terá de ter alguma moderação no seu consumo. O abacate engorda se consumido em excesso, pois apesar deste ser um fruto e das gorduras que contém serem saudáveis, é bastante calórico.
O consumo deste fruto traz muitos benefícios à nossa saúde. É rico em gorduras monoinsaturadas, vitaminas C, E, B6 e A, fibras, magnésio, ácido fólico e glutationa (poderoso antioxidante).
Melhora o colesterol e reduz a pressão sanguínea: Devido às gorduras monoinsaturadas (como o ómega 3), o abacate contribui para o aumento do colesterol HDL (o que vulgarmente apelidamos de ‘bom colesterol’), reduzindo também a pressão sanguínea.
Combate a fadiga mental: Outro benefício do abacate é para o nosso cérebro, pois melhora a capacidade de memória. O ómega 3 estimula a circulação sanguínea melhorando o funcionamento do cérebro, aumentando também a nossa capacidade de concentração – evitando desta forma a fadiga mental.
Na gravidez: Como é rico em ácido fólico, esta fruta é importante na gravidez para prevenir doenças congênitas. Desta forma, o abacate deve ser consumido antes e durante as 12 primeiras semanas da gravidez, permitindo reduzir significativamente o risco de defeitos do tubo neural, tal como a espinha bífida. O ácido fólico é deste modo importante em períodos de crescimento como a infância, adolescência e na alimentação de grávidas.
Aumenta a energia e a disposição: Antes da atividade física, se consumirmos o abacate, ajuda-nos na hipertrofia muscular. Fornece energia para o treino e contém proteínas que ajudam na recuperação do músculo. Também evita a fadiga muscular, pois combate os radicais livres que surgem no decorrer da prática de atividade física intensa, provocando o envelhecimento das células e potenciando a dor.
Adoro Abacate, e saber dos benefícios que o seu consumo traz para o nosso corpo ainda o torna mais maravilhoso!
Ver Todos os posts com Abacate »
Fonte dos dados: USDA National Nutrient Database for Standard Reference (Release 28, released September 2015, slightly revised May 2016)
Sem comentários